Como instalar seu forro PVC

O tema de hoje busca auxiliar tanto na instalação de seu forro pvc quanto no acompanhamento do trabalho de um instalador de forro pvc.

1º passo: Adquira e exija sempre forro pvc e acessórios de qualidade, pois este é um dos principais fatores para que você tenha um forro pvc com grande durabilidade.

2º passo: Tenha a mão ferramentas para auxiliar a instalação de seu forro pvc, que são: trena, lápis, furadeira de impacto, escada, chave de fenda ou philips (para substituir a chave de fenda ou philips com vantagens, utilize parafusadeira elétrica), martelo, alicate, nível (a laser, mangueira ou linha), arco de serra (para substituir o arco de serra com vantagens, utilize makita ou serra tico tico).

Montagem da estrutura de forro pvc:

Fundamental tirar o nível para que sua estrutura não fique desnivelada (torta), pois se isto ocorrer o seu forro pvc também ficara desnivelado (torto), portanto, vamos ter atenção a este detalhe. O nível pode ser tirado com mangueira, linha ou nível a laser, sendo preferencialmente o último, por possuir maior precisão.

Materiais e ferramentas necessários para a montagem da estrutura de forro pvc:

Metalons, buchas e parafusos, arame, terminal de metalom, emenda para metalom, trena, furadeira de impacto, martelo, alicate, chave de fenda ou philips (ou parafusadeira), arco de serra ou makita.

Com o nível já marcado, pegue um terminal de metalom e comece a marcar os furos nas paredes, lembrando que o espaçamento deve ter no máximo 60 cm, entre eles, que é o espaçamento máximo entre os metalons, conforme orientação das fábricas, para evitar que em futuro próximo seu forro pvc comece a apresentar “barrigas” e que os metalons deverão ser instalados em posição transversal as lâminas de forro pvc.

Depois de marcados os furos, utilize a furadeira de impacto, com broca de videa se for parede de alvenaria ou broca de aço rápido caso seja parede de madeira, para fazer os buracos onde entrarão as buchas, para fixar os terminais de metalom. Se for parede de drywall, a instalação deverá ser feita com prego de aço, com isso, o uso da furadeira se faz desnecessário, sendo utilizado somente martelo.

OBS: O tamanho da broca a ser utilizada será de acordo com o tamanho da bucha comprada. Para forro pvc normalmente se utiliza bucha e parafuso nº 6, pois não é um material pesado.

Com os buracos prontos, encaixe as buchas nos mesmos, caso seja necessário, utilize o martelo.

Fixe todos os terminais de metalom em todos os buracos, com os parafusos.

Os terminais de metalom normalmente possuem um corpo de 12 a 15 cm, com esta informação, corte os metalons com 20 cm a menos que a largura do cômodo, para que você possa encaixa-lo nos dois terminais de metalons em cada extremidade, após encaixa-lo, com o alicate aplique um pouco de pressão em cada extremidade, para que o metalom não fique solto.

Dica: Tire a medida da laje ou da viga do telhado até os metalons e corte pedaços de arames com esta medida e mais 30 cm aproximadamente. Fixe uma das pontas na laje, com bucha e parafuso ou na viga de madeira do telhado com parafuso auto atarraxante ou amarrando a ponta nesta viga e estique até os metalons, amarrando a outra ponta do arame neles. Faça isso em cada metalom. Se preferir não ter que fazer em cada metalom, utilize uma barra de metalom, com o comprimento do cômodo sobre os metalons instalados e fixe esta barra nas paredes com os terminais de metalons e nos metalons que estão abaixo com parafuso auto atarraxante de 45 mm, com isso, será necessário amarrar o arame somente em um metalom em alguns pontos. Este metalom pode ser instalado a cada 1,00 a 1,50 ml. Este processo chama-se construção da subestrutura e ele auxilia toda a estrutura a se manter no nível.

Caso queira aproveitar pedaços de metalons, utilize a emenda de metalons. Será de grande valia para baixar seu orçamento.

OBS: Muito importante!!! Nunca instale seus metalons ou os teminais de metalons amarrados aos acabamentos laterais. Eles devem ser fixados nas paredes, pois são a estrutura de se seu forro pvc, o que vai sustenta-lo e caso não seja feita desta maneira as chances são enormes de ocorrer um acidente. Faça a estrutura de seu forro pvc com muita atenção e conforme orientação, pois ela é que vai determinar a durabilidade de seu forro pvc.

Estrutura pronta, instalamos os acabamentos laterais:

Independente de ter adquirido sanca ou rodaforro, o processo é o mesmo. Corte as barras com as medidas das paredes do cômodo, com o arco de serra, makita ou serra tico tico. Encoste o topo dos acabamentos laterais nos metalons e com a furadeira de impacto siga furando os acessórios e a parede (caso seja parede de drywall será necessário fixar a sanca ou rodaforro com prego de aço). O espaçamento dos furos deve ser de no máximo 1,00 ml. Após todos os furos feitos, encaixe as buchas, se necessário com a ajuda do martelo e com os parafusos, fixe sua sanca ou rodaforro a parede.

OBS: Nunca fixe sua sanca ou rodaforro nas paredes com silicone ou cola, pois com certeza você terá problemas, eles vão se soltar e será necessário desmontar todo o forro pvc, fazer o reparo e remonta-lo novamente.

Dica: Se o acessório utilizado for sanca, utilize os cantos ou quinas da sanca, para acabamento de canto ou quina, estes acessórios são somente encaixados. Vão entregar um acabamento de muito mais qualidade que a realização de meia esquadria e lhe poupar tempo.

Acabamentos laterais instalados, instalamos o forro pvc:

Tire a medida do comprimento do cômodo e corte as laminas de forro pvc com meio centímetro a menos que a medida encontrada, para melhor encaixe nos acabamentos laterais. As lâminas de forro PVC podem ser cortadas com arco de serra, makita ou serra tico tico.

Dica: Lembre-se de medir o comprimento em ambos os lados do cômodo, pois pode haver variação de medidas.

Lâminas de forro pvc cortadas, vamos à instalação:

A melhor opção é trabalhar com os parafusos ponta agulha cabeça lentilha para fixar as lâminas de forro pvc a estrutura, pois é um serviço mais rápido e seguro, para tal, é necessário a parafusadeira. Caso não possua tal ferramenta, corte vários pedaços de arame de aproximadamente 20 cm.

Encaixe a primeira lâmina de forro pvc nos acabamentos laterais, com a fêmea da lâmina para fora, ou seja, o macho deverá estar encaixado na sanca ou rodaforro e em cada encontro de lâmina de forro pvc com metalom, será necessário fixar a lâmina no mesmo, com o parafuso utilizando a parafusadeira ou amarrando com o arame, lembrando que a fixação deverá ser feita na aba da fêmea da lâmina do forro pvc.

Dica: Para amarrar a lâmina de forro pvc ao metalom, com arame, faça dois pequenos buracos na aba do forro pvc passe o arame por estes buracos e amarre ao metalom.

Encaixe o macho da segunda lâmina de forro pvc a fêmea da primeira lâmina de forro pvc já instalada e fixe a aba da fêmea da segunda lâmina de forro pvc em cada encontro com os metalons da estrutura e assim em diante com todas as outras lâminas de forro pvc.

Dica: Caso vá instalar isopor por cima do forro pvc, para isolamento térmico, siga instalado as placas de isopor simultaneamente com as lâminas de forro pvc, para que fique o isopor fique bem encaixado e com o menor numero de frestas.

O mesmo indicamos para instalação de luminárias. Ao saber os pontos onde as mesma serão instaladas, instale-as juntamente com o andamento da instalação do forro pvc, para melhor encaixe, acabamento e ajuste.

Para instalar a última lâmina de forro pvc, supostamente teremos dificuldades para encaixar o macho desta lâmina de forro pvc na fêmea da penúltima lâmina e depois encaixar a fêmea da mesma lâmina no acabamento lateral. Porém a melhor forma de contornar esta dificuldade é tirar a medida da penúltima lâmina de forro pvc até a parede e cortar a ultima lâmina de forro pvc com 0,5 cm a menos que a medida encontrada.

Com a lâmina de forro pvc já cortada, encaixe primeiro no acabamento lateral e após encaixe o macho na fêmea da penúltima lâmina de forro pvc.

Ao manusear as lâminas de forro pvc, elas podem sujar, após o término da instalação, utilize sabão de coco ou neutro para a limpeza das mesmas. Nunca utilize produtos que contenham álcool, cloro ou outros produtos agressivos.

Pronto! Seu forro pvc esta instalado e seu ambiente esta muito mais bonito!

Siga para o próximo cômodo e deixe sua casa com um excelente visual!

Esperamos poder ter ajudado com este informativo!

Muito obrigado por seu interesse em nossa empresa e aproveitamos para convidá-lo a nos visitar, para conhecer nossos produtos.

A cada semana vamos postar dicas e informações sobre todos os produtos que trabalhamos. Acompanhe-nos!

Saudações! 

Att.,

Equipe Forro PVC e Rodapé Master

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *